terça-feira, 3 de novembro de 2009

Como caminhar?

A caminhada é eleita por muitos como a atividade física diária e predileta. É um exercício fácil por poder ser praticado nas ruas, baixo custo e sem grandes dificuldades para sua realização. Em diversas cidades, a caminhada agrupa pessoas (os grupos de caminhada), formando grupos que se ligam por esse objetivo comum (caminhar) e que buscam uma melhor qualidade de vida. É importante ressaltar é obrigatório fazer um check-up com um médico antes de se iniciar a caminhada.
Andar é muito benéfico para a saúde, mas muitas pessoas se perguntam: Qual o jeito correto de fazer a caminhada? Qual o jeito certo de caminhar? Existem procedimentos a serem seguidos durante a caminhada?
A gravura demonstra qual a maneira certa de caminhar (extraída do site Revolution for Health e adaptada pelo Mulher Digital). Mova-se! Aprenda! Exercite-se!

Resumindo a gravura e acrescentando outras notas:
- Mantenha o tronco ereto, queixo paralelo ao solo e observando a focando a frente (15-20 passos), olhar na horizontal, mova os ombros naturalmente e livremente, flexione os braços levemente e fique com o abdômen contraído.
- Caminhe movimentando os cotovelos para frente e para trás, alternando o braço direito com a perna esquerda e vice-versa.
- Apóie primeiro o calcanhar e depois toda a planta do pé e por fim os dedos.
- Use meias para não aparecer bolhas nos pés.
- Mantenha movimentos rítmicos.
- Alongue-se antes e depois da caminhada.

3 comentários:

Luciane Moraes disse...

Gostei do blog* bem interessante* Gracias! por fazer parte da lista dos meus amigos-seguidor

Tia [Zen] disse...

Encontrei este trilho e vou caminhar por aqui :-)

zzzzzzzzzz disse...

dei uma caminhada por aqui e gostei
cumps

sercon
http://lenteoculta.blogspot.com